O que é Marketing Jurídico?

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O que é Marketing Jurídico?

Marketing jurídico é um conjunto de ações integradas para criar e entregar valor à sociedade, por meio de informações, serviços e soluções jurídicas relevantes. Essas ações, em conjunto, compõe uma estratégia de marketing jurídico, que deve estar em conformidade com o Código de Ética da OAB, caso se refira aos advogados.

Agora, pense no seguinte: onde está a atenção das pessoas?

Qualquer interessado em Marketing Jurídico deve pensar nisso. O marketing está onde a atenção das pessoas está.

Observe, ao longo de 24 horas, em diversos lugares e ocasiões. Onde está a atenção delas? Para onde se dirigem seus olhos e suas mentes?

O advogado da atualidade não deve fugir a essa pergunta. Ele precisa fazer marketing, e disputar a atenção das pessoas, principalmente daquelas que precisam dos serviços oferecidos por ele.

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Quanto mais se consegue ganhar a atenção das pessoas, mais atração e magnetismo, e mais bem sucedida será a estratégia de marketing jurídico.

 

Marketing jurídico e código de ética da OAB

Mas o advogado não pode e não deve fazer isso de qualquer modo. Há restrições impostas pelo Código de ética da OAB. A boa notícia é: a OAB permite que o advogado realize marketing no lugar onde está a atenção da maioria das pessoas, na maior parte do tempo útil delas. Então, voltando à pergunta…onde está a atenção das pessoas?

Resposta: Nos celulares, tablets e computadores. Grande parte da atenção das pessoas está na INTERNET!

Uffaaa…que bom que a OAB permite que se faça marketing na internet, que é o lugar onde está a maior parte da atenção das pessoas.

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Leia também esse artigo: Como captar clientes na advocacia

Mas, simplesmente dizer que se deve fazer marketing na internet, não faz disso uma estratégia de marketing jurídico.

Uma estratégia envolve um plano de ações e táticas detalhadas, com projeção de resultados.

A OAB também restringe o modo como esse marketing deve ser feito, dizendo que a publicidade deve ser exclusivamente de caráter informativo.

 

marketingjuridico-marketing-Jurídico-fernanda gaiotto-conteúdo estratégico-conteudoestrategicooficialPois, bem. Temos o meio: internet. E temos o modo: publicidade informativa.

O advogado, então, deve ter seu conhecimento divulgado com publicações informativas.

 

Faça publicações informativas

Primeiro, não adianta realizar publicações informativas que não informam. O que quero dizer com isso?

Muitos advogados escrevem de um modo e em termos jurídicos inacessíveis ao grande público.

É preciso que o advogado aprenda e tenha uma assessoria para que essa comunicação ultrapasse a linguagem jurídica.

Você quer que o artigo que você escreveu sobre a área do direito e matéria em que atua esteja sempre acessível quando alguém faz determinada pergunta ao GOOGLE?

Então, é preciso que essas publicações informativas, como artigos e outros conteúdos, estejam em conformidade com as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization- otimização para mecanismos de busca).

Não adianta publicar um conteúdo e não utilizar as estratégias corretas para que ele seja encontrado.

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Onde publicar?

Ora, publique em seu próprio website. Por um valor mais acessível do que qualquer outra mídia exclusiva existente, um advogado pode ter seu próprio portal de notícias, publicar inúmeros artigos e garantir que eles estejam sempre lá.

Para publicar em sites de terceiros, é provável que o advogado tenha que pagar por publicação, sem contar que os artigos muitas vezes não possuem otimização SEO e o link deles pode desaparecer a qualquer momento.

Sim, é o que acontece. Jornais, portais e outros sites, apagam seus conteúdos, migram seus sites, e aquele seu artigo publicado em sites de terceiros que antes era acessível a você, de repente, some!

Tenha controle total da sua estratégia, só assim ela poderá ser realmente uma estratégia de marketing jurídico.

Depois de ter seu site, como fazer para que suas publicações e seu próprio site seja acessado por mais e mais pessoas?

Vamos pensar juntos.

Mais do que ser lido e ganhar a atenção das pessoas, através das informações que oferecerá, o advogado quer a atenção de POTENCIAIS CLIENTES. Correto?

Então, costumamos dizer o seguinte. Se o advogado quer fazer marketing pelas redes sociais, muito bem, pode fazê-lo, compartilhando artigos e informações. É muito difícil que alguém esteja navegando nas redes sociais para buscar por INFORMAÇÕES JURÍDICAS ESPECÍFICAS.

Não há como saber quais pessoas estão precisando de um advogado trabalhista que sabe tudo de justa causa.

Então, em que lugar da internet as pessoas buscam informações quando possuem uma necessidade ou problema jurídico?

ELAS PERGUNTAM AO GOOGLE!!!

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Anuncie no Google

É por esse motivo que a melhor estratégia de marketing jurídico envolve, além de artigos otimizados para o Google, site indexado para robô do Google, envolve também Anuncie no Google.

O sistema de anúncios do Google funciona com leilão de palavras-chave. Se uma das “palavras-chave” do meu anúncio é “Direito de Família”, o Google pode mostrá-lo a pessoas que pesquisam por essa palavra em tempo real.

Que publicidade melhor há para advogados, do que serem encontrados por pessoas que buscam por soluções para suas necessidades jurídicas, no momento em que buscam?

Esse é um oásis no meio do deserto para os advogados. Mas, muitos não conseguem enxergar e perdem, diariamente, oportunidade de negócios, anunciando pelo meio menos eficaz, do modo menos eficaz e com anúncios ineficazes. Isso é desperdício de recursos e de vida.

Leia também esse artigo: Como captar clientes na advocacia

Uma estratégia de Marketing Jurídico Digital envolve:

1- Veículo de mídia próprio, interativo e indexado para mecanismos de busca (website do advogado)

2- Publicações informativas otimizadas (SEO)

3- Anúncios pagos na Google

4- Acompanhamento de resultados

5- Atualização constante

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