A iniciativa consiste em realizar duas oficinas práticas, com duração de 4 horas cada. As oficinas serão ministradas por uma equipe composta por três professores altamente qualificados: Fernanda Machado (roteiro), Paula Liberatti (atuação) e Davi Makuin (fotografia e direção).
Ao longo das atividades, as crianças serão introduzidas a conceitos teóricos e práticos de roteiro, direção, atuação e funções de equipe.
Em um trabalho colaborativo, os participantes irão criar e produzir curtas-metragens de até 8 minutos, desde a concepção do roteiro até a captação de imagens e a atuação. Os filmes produzidos serão exibidos nas escolas participantes e compartilhados em redes sociais, ampliando o impacto cultural do projeto.
Este projeto é de extrema relevância para a sociedade, pois promove a alfabetização midiática em um mundo cada vez mais imerso no audiovisual, formando cidadãos críticos quanto ao consumo e produção de conteúdos culturais.
O projeto também reafirma a garantia do direito à cultura e ao desenvolvimento integral, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em um cenário onde a linguagem audiovisual é onipresente, esta iniciativa oferece às crianças ferramentas para compreender, criar e criticar as narrativas que moldam suas realidades, enquanto promove valores como criatividade, cooperação e protagonismo.
As duas primeiras oficinas de 2025 acontecerão no dia 29/08/2025, na EMEB PROF MARIA MERCEDES CASSIOLATTO DE SOUZA, bairro Atlântico e as vagas estão todas preenchidas:
QUER INSCREVER SEU FILHO NAS PRÓXIMAS OFICINAS OU LEVAR O PROJETO PARA A SUA ESCOLA?
DEIXE O SEU CONTATO!
SOBRE OS MENTORES
ROTEIRO:
Fernanda Machado é dirigente da CONTEÚDO ESTRATÉGICO, produtora brasileira independente com registro na ANCINE. Já participou de diversas obras no cinema nacional, como “O TEMPO E O VENTO” (2013), um dos filmes de maior orçamento do cinema nacional.
Dirigiu, produziu e roteirizou para a OPAN o documentário “ARAPAIMA: REDES PRODUTIVAS“, que retrata a economia criativa dos povos indígenas e ribeirinhos da Amazônia. Em 2014, dirigiu o longa metragem autoral NEBLINA, que possui CPB da ANCINE. Em 2022, lançou o livro da obra. Em 2024, roteirizou, dirigiu e produziu FOGO NO CANAVIAL, com recursos da Lei Paulo Gustavo, sucesso de público. Possui dois livros publicados nas áreas de publicidade e marketing.
Em 2018, com o apoio da AAL realizou o projeto JOVEM ESCRITOR para incentivar alunos de escolas públicas do ensino médio a escreverem e publicarem seus próprios livros. O projeto foi um sucesso e teve repercussão na mídia, revelando jovens talentos da região. Fernanda colabora com a Cia Bom Humor, de Eduardo Amaral, na formatação de projetos, produção e divulgação, especialmente da peça PELO NOSSO AMOR, que já conta com mais de 200 apresentações em diversos municípios do Estado, com foco no público de vulnerabilidade social. Dirige campanhas de publicidade para pequenas e grandes empresas.
PREPARAÇÃO DE ELENCO
PAULA LIBERATI é atriz/performer formada pela TUCA, PUC-SP. É uma talentosa diretora, atriz e produtora premiada, conhecida por sua atuação em filmes, séries de TV e teatro. Ela também é performer e eutonista, explorando a Eutonia na atuação.
Sua carreira inclui destaque em festivais, prêmios de Melhor Atriz e direção de peças online. Paula é também uma educadora e integra o corpo docente da Academia Internacional de Cinema (AIC). Como diretora, ela conduz projetos teatrais inovadores. Foi produtora de elenco de FOGO NO CANAVIAL.
DIREÇÃO E EDIÇÃO
DAVI é diretor e editor de videoclipes e músico profissional há 20 anos. Dirigente da produtora PEIXE PERSA PRODUÇÕES, atuante no setor audiovisual da cidade, com dezenas de vídeos produzidos e editados.
QUER INSCREVER SEU FILHO NAS PRÓXIMAS OFICINAS OU LEVAR O PROJETO PARA A SUA ESCOLA?
DEIXE O SEU CONTATO!
LEIA NOSSO ARTIGO: A Importância da Conscientização e Alfabetização Audiovisual: o projeto Vamos Fazer um Filminho
Agência Conteúdo Estratégico CNPJ: 20.624.766.0001-54 | Copyright © 2018 – 2024. Todos os direitos reservados.