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A Importância da Conscientização e Alfabetização Audiovisual: o projeto Vamos Fazer um Filminho

A era do audiovisual e o desafio da formação crítica

Vivemos em uma era em que a produção e o consumo de conteúdos audiovisuais dominam nosso cotidiano. As crianças e adolescentes são expostos a imagens, vídeos, filmes e redes sociais desde muito cedo, muitas vezes sem a devida orientação crítica sobre o que estão assistindo, compartilhando ou reproduzindo.

Nesse cenário, torna-se essencial trabalhar a alfabetização audiovisual como um processo pedagógico que vai além do domínio técnico: trata-se de formar cidadãos conscientes, capazes de compreender a linguagem das imagens e desenvolver uma postura ativa, reflexiva e criativa diante da mídia.

O papel da conscientização audiovisual

A conscientização audiovisual não é apenas ensinar como se faz um filme ou como operar uma câmera. É permitir que os jovens entendam os códigos narrativos, reconheçam mensagens implícitas, questionem representações sociais e culturais e percebam os impactos que o audiovisual pode gerar na construção de identidades e opiniões.

Assim como a alfabetização tradicional permite ler e interpretar textos escritos, a alfabetização audiovisual possibilita “ler o mundo” através das imagens.

O projeto Vamos Fazer um Filminho

Dentro desse contexto, o projeto “Vamos Fazer um Filminho” surge como uma iniciativa inovadora e transformadora. Voltado a crianças do Ensino Fundamental I e II, o projeto busca capacitar e sensibilizar os participantes sobre os processos criativos e técnicos que envolvem a produção audiovisual.

Por meio de oficinas práticas e colaborativas, os alunos são introduzidos a conceitos de roteiro, direção, atuação e fotografia, vivenciando todas as etapas de produção de um curta-metragem de até oito minutos. Esse percurso pedagógico alia teoria e prática, estimulando a imaginação e o trabalho em equipe.

Cultura, cidadania e direito à expressão

Mais do que ensinar a produzir filmes, o projeto reafirma a garantia do direito à cultura e ao desenvolvimento integral da criança, conforme assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ao oferecer a oportunidade de expressar suas ideias por meio da linguagem audiovisual, o projeto contribui para o fortalecimento da cidadania, permitindo que jovens se reconheçam como protagonistas e percebam o impacto positivo que podem gerar em suas comunidades.

Impacto social e educacional

O Vamos Fazer um Filminho atua em três dimensões principais:

Educacional – desenvolve competências de leitura crítica e de expressão criativa.

Cultural – valoriza a diversidade social e cultural ao estimular narrativas próprias.

Social – promove inclusão, autoestima e protagonismo infantil e juvenil.

Conclusão

A alfabetização audiovisual é, hoje, um dos pilares fundamentais para a formação de cidadãos críticos e criativos. Projetos como o “Vamos Fazer um Filminho” demonstram que é possível unir cultura, educação e cidadania em uma experiência transformadora, que prepara as novas gerações não apenas para consumir, mas também para produzir e questionar conteúdos audiovisuais com consciência e responsabilidade.

Escrito por FERNANDA G MACHADO, 21/08/2025, de Araçatuba-SP.

fernanda machado conteudo estrategicoFernanda é jornalista, cineasta, escritora e produtora, com experiência em grandes produções como “O Tempo e o Vento“. Dirigiu o documentário “Arapaima: Redes Produtivas“, reconhecido por seu impacto social. Foi responsável pelo projeto “Jovem Escritor“, que revelou talentos nas escolas públicas. Em 2024, produziu o curta “Fogo no Canavial“. É especialista em publicidade cultural e comunicação estratégica, com ampla experiência em gestão de projetos.

 

 

Por: Fernanda Gaiotto, com Conteúdo Estratégico.